João Pedro Reguim's profileLuana Jacobi's profile

[Projeto] Intervenção Praça Santos Dumont

P R O J E T O  e P A I S A G I S M O (equipe - 4° período do curso)

Premissa: Revitalização da praça Santos Dumont e projeto de biblioteca infantil

O seguinte projeto foi desenvolvido para a matéria de ateliê de arquitetura e paisagismo do curso de arquitetura e urbanismo e tem como objetivo a idealização e criação de uma biblioteca para crianças implantada na praça Santos Dumont, situada na esquina das ruas Cruz Machado com a rua Ébano Pereira. 
MEMORIAL

     Explorar o mundo, se relacionar e brincar são as três principais maneiras através das quais as crianças aprendem. Isso é o que diz o Médico e psicoterapeuta corporal Dr. Marcos Davi dos Santos. Praças e bibliotecas possuem papel fundamental no exercício de tais atividades, já que possuem espaços capazes de suprir necessidades do desenvolvimento infantil.             
     Partindo-se disso, o grupo decidiu explorar áreas na praça que contemplem  as três habilidades infantis (brincadeira, exploração e relacionamento). Essas três características básicas do desenvolvimento estão distribuídas no ambiente de modo a inter relacionar os diferentes setores dispostos no perímetro da praça. Pretendemos, através do seguinte projeto, possibilitar que todas as gerações sejam capazes de usufruir do espaço em conjunto.             
     Uma memória comum a todos os integrantes do grupo em relação à infância é a montagem de cabanas utilizando lençóis, cadeiras e travesseiros, criando um recanto de tranquilidade e descobrimento. O telhado é um cobertor que aquece, aconchega e cria uma cabana, decidimos utilizar esse ideal para a obtenção da forma e do espaço da biblioteca. 
     A partir dessa ideia espacial da biblioteca, caracterizado principalmente pela sua cobertura, foram sendo realizadas aplicações de composição no resto da praça, tomando sempre por base o conforto e segurança das crianças,bem como o princípio da inter-relação dos espaços da praça.                 
     A área da praça conta com desenhos orgânicos, desenvolvidos a partir das curvas oriundas da cobertura. A utilização de diferentes tipos de materiais - concreto, grama, lajotas e madeira-, bem como seus desenhos, se devem à experimentação da praça, principalmente por parte das crianças, incentivando o desenvolvimento das percepções do espaço.
     A parte principal desse pátio é a sua arquibancada, que cria um ambiente de intimidade e comunidade, muito importante no desenvolvimento das crianças. O espaço não é necessariamente infantil, o que significa que todas as idades podem aproveitá-lo igualmente.
     Já no espaço interno, o foco foi o conforto e o incentivo a independência das crianças. A biblioteca conta com uma grande estante de livros, que acompanha as curvas geradas pelas arquibancadas no pátio da área externa. 
​​​​​​​
P E R S P E C T I V A S  
PRANCHAS 
[Projeto] Intervenção Praça Santos Dumont
Published:

[Projeto] Intervenção Praça Santos Dumont

Published: